Indústrias

Soluções

Indústria
4.0

A informatização hoje está por toda parte. Estamos na era dos aplicativos, da (IoT) internet das coisas, big data e inteligência artificial, os quais integram, interagem e facilitam o dia-a-dia das pessoas e das empresas nas mais diversas funcionalidades.

Nas indústrias da era digital isso também não está sendo diferente. A sobrevivência de uma empresa no mercado depende de diversos fatores, tais como: Entender e atender as necessidades dos clientes, desenvolver uma ótima gestão, conhecer profundamente o mercado e suas mutações, mas principalmente, dispor das melhores ferramentas para produzir mais com menos e com maior agilidade.

E o que é a Indústria 4.0?

É um conceito que engloba automação e tecnologia da informação, além das principais inovações tecnológicas, para proporcionar maior agilidade e assertividade nos processos, bem como dar maior agilidade nas tomadas de decisões por parte dos gestores.

Já faz algum tempo que os operários são substituídos pelas máquinas. Observamos isso desde a primeira revolução industrial. Mesmo assim, a capacidade de automação dessas máquinas sem o comando humano é cada vez maior.

A Robótica, com sistemas avançados, faz com que equipamentos desempenhem funções complexas sem margem de erros. Algoritmos que fazem máquinas a processar e analisar dados em que o ser humano jamais conseguiria. Isso tudo sem levar em consideração o quanto minimiza riscos de acidentes de trabalho.

Podemos entender que a indústria 4.0 é a realidade na qual a tecnologia industrial está ficando mais eficiente e eficaz, através dos seguintes princípios:

Capacidade de operação em tempo real - aquisição e tratamento de dados de forma instantânea, permitindo a tomada de decisões em tempo real.

Virtualização - a existência de uma cópia virtual das fabricas inteligentes. Permitindo a rastreabilidade e monitoramento remoto de todos os processos por meio dos inúmeros sensores espalhados por toda planta.

Descentralização - A tomada de decisões poderá ser feita pelo sistema cyber-físico de acordo com as necessidades da produção em tempo real. As máquinas não apenas receberão comandos, mas poderão fornecer informações sobre seu ciclo de trabalho. Os módulos da fábrica inteligente trabalharão de forma descentralizada a fim de aprimorar os processos de produção.

Orientação a serviços - Utilização de arquiteturas de software orientadas a serviços.

Modularidade - Produção de acordo com a demanda, acoplamento e desacoplamento de módulos na produção, possibilitando flexibilidade para alterar as tarefas das máquinas facilmente.

Nesse sentido, a MR AUTOMAÇÃO ao longo de sua jornada, procurou a se adaptar e qualificar sua equipe técnica para oferecer projetos e soluções que venham modernizar e atender na plenitude o conceito de Indústria 4.0.